Notícias

Escolinha de futebol e os seus benefícios

09/07/2019 Luciane Langer Pastorini

Ouço alguns pais falarem que colocam seus filhos nas escolinhas de futebol pensando em a criança ter uma recreação ou uma atividade extracurricular e quando questiono sobre os benefícios que pode trazer ao filho estar inserido nesse meio, recebo respostas do tipo: “ele gosta de jogar”, “ele se diverte” etc. São respostas boas, porém devo informar que, uma escolinha de futebol é mais do que isso, é desenvolvimento.

Pensando nisso, eis alguns benefícios que ela traz às crianças:

Desenvolvimento físico: aprimora as habilidades e capacidades motoras, como ficar em pé, pular, correr etc...

Desenvolvimento Afetivo: a criança estabelece laços com os colegas e professores e com isso vem a desenvolver sua inteligência emocional;

Desenvolvimento Cognitivo: a criança interpreta, assimila e relaciona os estímulos que a cerca.

Desenvolvimento Social: Interação social, ou seja, o contato com outras crianças desenvolve capacidades de interação e noções de limite.

O esporte não só afasta a criança do sedentarismo, como lhe proporciona benefícios, trazendo mais confiança em si mesma. Pensando nessas vantagens, é seguro dizer que o futebol  faz a diferença na vida da criança, aceitando sempre a preferência  dela em relação ao  esporte, pois ela precisa  ser respeitada em suas escolhas. Mas vale a pena estimular de modo sadio.